Fibras: os 3 melhores tipos de alimentos

A fibra dietética é a parte dos vegetais que você come, e que não é digerida. Ela absorbe água e contribui para o aumento da quantidade de resíduos no sistema digestivo, melhorando o funcionamento do intestino.

De acordo com o “Institute of Medicine”, os homens devem ingerir pelo menos 30 gramas de fibras por dia, já as mulheres devem consumir 21 gramas. Mas a verdade é que a maioria das pessoas não ingerem fibra suficiente.

A Dieta Alcalina defende o consumo de 80% de alimentos alcalinizantes e apenas 20% de alimentos acidificantes, sendo que grande parte dos alimentos classificados como alcalinizantes são ricos em fibra, e por isso as pessoas que seguem uma Dieta Alcalina ingerem fibra em quantidade suficiente.

Benefícios das Fibras

  1. Evacuações normais e confortáveis;
  2. Cólon saudável;
  3. Manutenção do peso;
  4. Baixos níveis do colesterol LDL;
  5. Controla os níveis de açúcar no sangue;
  6. Previne o câncer colorretal;

3 tipos de alimentos ricos em fibra

1. Feijões

O feijão é uma das mais ricas fontes de fibra. Existem muitas variedades para escolher e centenas de maneiras de introduzi-los em sua dieta.

Feijões com maior teor de fibra:

  1. Feijão branco – 19 gramas
  2. Feijão azuki – 17 gramas
  3. Lentilhas – 16 gramas
  4. Feijão preto – 15 gramas

2. Verduras e vegetais de folha verde

As verduras são uma ótima fonte de fibra, bem como de sais minerais, vitaminas, fitonutrientes e propriedades medicinais. Este tipo de alimento é obrigatório em qualquer dieta que se intitule saudável.

Verduras com maior teor de fibra (com base no teor de fibra quando cozidas):

  1. Folhas de nabo – 5 gramas
  2. Folhas de mostarda – 5 gramas
  3. Couve – 5 gramas
  4. Espinafre – 4 gramas
  5. Folhas de beterraba – 4 gramas
  6. Acelga – 4 gramas

3. Farelo (de cereais)

O farelo é constituído pelas camadas exteriores do grão de cereal. Existem muitos tipos diferentes de farelo, alguns dos quais são livres de glúten. O farelo é uma excelente fonte de fibra dietética e de ácidos gordos essenciais e também contém alguma proteína, vitaminas e minerais.

Farelos com maior teor de fibra:

  1. Farelo de milho – 22 gramas
  2. Farelo de aveia – 12 gramas
  3. Farelo de trigo – 12 gramas

Observação: Este artigo foi doado pelos administradores do site dietaalcalina.biz, todas as informações descritas neste texto, são responsabilidade de seus idealizadores.

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